Fonualei é uma ilha vulcânica perto de Vavaʻu no Reino de Tonga. Ela foi vista por Don Francisco Antonio Mourelle sobre La Princesa em fevereiro de 1781. Ele relatou de a ilha ser estéril de erupções e chamou-lhe. por esta razão o nome da Ilha.
Uma grande erupção em 11 de junho de 1846, destruiu grande parte da vegetação de Vavaʻu e espalhou cinzas em torno pelo menos por um ano. Algumas fontes afirmam que três outros vizinhos vulcões, Tarde, Tokū e outro, entrou em erupção ao mesmo tempo.
A pequena ilha com menos de 2 km de largura contém uma cratera ativa, que é violada ao sudoeste com um fluxo de lava fresca que se estende ao mar, formando uma linha de costa acidentada. Íngreme, com revestimento interno escarpas marca da borda de uma caldeira parcialmente expostas, que contém um cone piroclástico que é violada ao leste e constitui a cúpula de 180 metros de altura da ilha. Fluxos de lava em blocos a partir deste cone preenchem grande parte do fosso norte e alcança o mar através de entalhes na caldeira norte e leste. Em contraste com as rochas basálticas andesíticas e de outras ilhas do arco Tonga, as lavas de Fonualei são de composição dominantemente dacítica. Erupções foram registradas desde 1791, com a maior ocorrendo em junho de 1846, quando produziu erupções explosivas grandes e caiu em navios de até 950 km de distantância. Em 1939, a atividade explosiva e efusiva ocorreu desde as saídas de cume até flancos, e bicas de água foram registrados a 1,6 km do sudeste da ilha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Response to "Fonualei"
Postar um comentário