Pagã é uma ilha vulcânica localizada 173 milhas náuticas a norte de Saipan na Comunidade da Marianas do Norte. É uma coleção de clássicos de arco estratovulcões ilha que se formou a oeste da Fossa das Marianas. A trincheira marcas da linha onde a placa do Pacífico está mergulhando abaixo da placa das Filipinas.
As ilhas das Marianas (que incluem Guam, no extremo sul), são dispostos em dois arcos paralelos. Mais próximo da vala é o arco frontal inativos, que vai do norte de Guam para Medinilla, e em seguida, continua debaixo d'água em uma série de montes submarinos. Para o oeste corre o arco vulcânico activo, passando de Farallon de Pajaros, no norte de Anatahan no sul, onde a corrente passa debaixo d'água. Active montes submarinos vulcânicos paralelos frontal do arco sul de Guam.
Você pode encontrar um mapa das Marianas, no Atlas Virtual , e um mapa de Pagan cortesia do Guia do CNMI .
Pagan experimentou uma grande erupção vulcânica em 1981, quando milhões de toneladas. Pagan no norte explodiu com uma avalanche incandescente que felizmente correu longe da pequena aldeia de cerca de 60 pessoas, localizada ao sul do vulcão.
As pessoas da aldeia não se surpreenderam. Eles foram ver e sentir tremores de terra de cinzas durante algum tempo, disseram-me, e pediu para ser evacuado. O seu pedido foi recusado porque se pensava que o vulcão não era susceptível de entrar em erupção violentamente. O prefeito de Pagan foi em ondas curtas contato por rádio com alguém em Saipan no momento em que a erupção ocorreu."É isso aí!" ele gritou."Venha a nós!". E um fluxo de lava desceu do vulcão em direcção à aldeia e à pista. As pessoas fugiram para o sul, atravessando a garganta estreita que separa a parte norte da ilha da parte do sul, e refugiaram-se atrás de uma crista de altura. Eles achavam que a lava não seria capaz de atravessar a crista (e eles provavelmente estavam certos). Mas o fluxo de lava perdeu a vila e pararam quando ele cobria parte da pista. As pessoas foram evacuadas, sem, prejuízo acidente ou morte, e levado para Saipan, onde foram reassentadas.
Enfim, é uma ilha no entanto, misteriosa, mas para os curiosos, me parece um lugar muito bom para ir.
Outras fotos:
Se você nunca escutou falar de Niue você não está sozinho(a), pois muita pouca gente sabe que esse país existe. Niue é um país soberano, na verdade um dos menores do mundo, contando com somente 1500 habitantes. Niue não é para qualquer um, pois não tem praias do jeito que conhecemos, não tem surf, restaurantes de luxo, shoppings ou coisas do gênero. Niue é para quem quer ver a natureza praticamente intocada, explorar cavernas das mais fascinates possíveis, e mergulhar num mar cuja transparência da água permite visibilidade de até 70 metros. Baleias passam tão perto da costa que é possível nadar com elas, e as trilhas e florestas não têm animais venenosos, além de serem excitantes de explorar. A ilha é livre de doenças tropicais, sendo que não existe miséria e o crime é praticamente inexistente. As pessoas são das mais amigáveis e hospitaleiras que se pode encontrar. Niue é um lugar mágico e único no mundo.
Niue foi uma das ilhas que postei, que eu mais gostei. De acordo com o que pesquisei, a ilha é o conjunto de tudo o que sempre sonhei conheçer, Cavernas, Grutas, Praias com águas cristalinas... é um lugar maravilhoso, a seguir vou postar algumas fotos e alguns links com outras informações.
Site que peguei o texto: http://www.niuetotal.com/main-port.htm
Localização da ilha: http://www.niuetotal.com/location-port.htm
Atrações de Niue: http://www.niuetotal.com/attractions-port.htm
Como chegar lá: http://www.niuetotal.com/gettingthere-port.htm
Se locomover na ilha: http://www.niuetotal.com/gettingaround-port.htm
Onde ficar: http://www.niuetotal.com/wheretostay-port.htm
E outras curiosidade sobre a ilha: http://www.niuetotal.com/diverse-port.htm
Fotos:
Niuatoputapu Island, a 300 quilômetros ao norte de Vavau, é uma das duas ilhas habitadas em Tonga. O cone vulcânico do terceiro membro do grupo, desabitada Tafahi Island, é claramente visível ao norte de Niuatoputapu.
Um cume de 150 metros de altura corre abaixo do centro da Niuatoputapu, cercado por uma planície, com o formato da aba de um chapéu. trilhas de Bush Vaipoa levam ao jardins no cume. A planície foi plantada com coco e limão, embora pequenos trechos de mata nativa permanecem no sul.
Niuatoputapu tem algumas belas praias com areia branca, especialmente na Hunganga Island, onde há boa natação e mergulho na lagoa protegida. A água doce Niutoua Primavera na aldeia de Hihifo executado em uma fenda de areia, é perfeita para um mergulho.
A ilha de 300 habitantes vivem em Hihifo, Vaipoa e nas aldeias Falehau, perto da lagoa grande, no lado norte de Niuatoputapu. Ondas do oceano quebram na costa sul desprotegida. Os correios, lojas, padaria, e os escritórios administrativos estão em Hihifo.
Voos semanais chegam Niuatoputapu, na pista de Vavau, uma vez por semana, durante a operação. Há também um navio de abastecimento mensal de Vavau que se amarra a um cais no Falehau. Niuatoputapu é uma porta de entrada oficial para iates e outros navios que chegam de Samoa ou além. Muito poucos turistas vão até lá.